domingo, 20 de novembro de 2011

Victor Assis Brasil - Biografia

Victor Assis Brasil


Victor Assis Brasil (Rio de Janeiro, 1945-1981) foi saxofonista e compositor e considerado um dos mais brilhantes instrumentistas do jazz nacional.
Em 1963, fez a sua primeira gravação amadora, na casa de um amigo. Em 1964 passou a freqüentar as boates da zona sul carioca, onde dava "canjas" nas jam sessions, prática comum na década de 60. Sob forte influência da bossa-nova e do jazz, Victor começou a desenvolver-se como um exímio improvisador, tanto que apenas um ano depois já estreou como profissional, na inauguração do "Clube de Jazz e Bossa", em Copacabana.
Irmão gêmeo do pianista clássico João Carlos Assis Brasil, Victor estudou no Berklee College of Music, nos Estados Unidos, entre 1969 e 1973. Lá tocou ao lado de Dizzy Gillespie, Jeremy Steig, Richie Cole, Clark Terry, Chick Corea, Ron Carter e Bob Mover, entre outros.
Em 1970 viajou ao Brasil, onde gravou dois discos, os LP's “Victor Assis Brasil toca Antônio Carlos Jobim” e “Esperanto”, lançado comercialmente em 1974.
Em 1979 gravou seus últimos discos, os LP's “Victor Assis Brasil Quinteto” e “Pedrinho: Victor Assis Brasil Quarteto”. Essa fase, que compreendeu os três anos que antecedem sua morte, foi marcada como o ponto alto de sua carreira, onde ele conseguiu demonstrar mais claramente toda a maturidade da sua musicalidade. É a época em que também começaram a surgir os problemas de saúde que o levaram à morte.
Victor Assis Brasil faleceu muito jovem, aos trinta e cinco anos, devida a uma doença circulatória rara e grave, a poliarterite nodosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário