domingo, 23 de outubro de 2011

Luis Carlos Vinhas

Luis Carlos Vinhas



Luis Carlos Vinhas (1940 – 2001), pianista e compositor carioca, fez parte do grupo de músicos que criou a bossa nova, no final da década de 50.  Era pianista da noite e apresentava-se em pocket shows no Beco das Garrafas. Participou do lançamento do disco O Barquinho, de Roberto  Menescal  e Ronaldo Bôscoli.
Formou, juntamente com Tião Neto (baixo) e Edison Machado (bateria), um dos primeiros conjuntos instrumentais da bossa nova, o Bossa Três.
Viajou com o grupo para os Estados Unidos, em 1962, onde se apresentou no Programa Ed Sullivan e gravou três discos. Voltou ao Brasil dois anos depois.
Atuou como pianista em discos de Elis Regina, Maria Betânia, Wilson Simonal, Jorge Benjor e Quarteto em Cy, entre outros.
Entre 1969 e 1971, apresentou-se no Flag (RJ), onde teve a oportunidade de acompanhar artistas internacionais, como Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e George Benson.
Em 1994, realizou uma temporada de seis meses no Vinicius Bar (RJ), tocando e contando histórias da bossa nova, no show Noites Cariocas. O espetáculo, recomendado pelo jornal New York Times como um dos melhores programas do verão carioca, gerou o disco “Vinhas e a Bossa Nova”.  No ano seguinte, foi convidado para uma temporada de apresentações na Itália, onde morou durante um ano.
Em 1996, participou da coletânea “Tempo da Bossa Nova”, lançada pela revista Caras. No ano seguinte, em homenagem à sua escola de samba, lançou CD “Piano na Mangueira”, interpretando obras dos compositores da escola.
Em 2000, apresentou-se com a cantora Wanda Sá no Vinicius Bar (RJ) e gravou o CD “Wanda Sá e Bossa Três”, com lançamento no Bar do Tom.
Luis Carlos Vinhas faleceu em 22 de agosto de 2001.  

Luiz Carlos Vinhas no Flag

Minha - Fotografia - Wave



Nenhum comentário:

Postar um comentário