sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bossa nova, a leveza musical

Apesar das inovações, a bossa nova nunca perdeu de vista o passado (por Daniel Lima)

O que trouxe de novo essa bossa de João Gilberto, Tom Jobim e Cia.? Muito mais do que supostas antíteses do que se tocava e cantava até então. A voz, certamente, segue direção oposta: sai o vozeirão, de cantores como Orlando Silva, e entra o canto informal, miúdo, quase falado de João (um fã de Orlando, aliás).
Mas não só no canto: João tomou o samba como referência e o desconstruiu numa batida fraturada. Como explica José Estevam Gava, professor na Universidade Federal de Pelotas, "João propõe independência total entre o canto, a melodia, e o acompanhamento rítmico. Harmonia e ritmo libertam-se – ele pega a canção e a destronca, dá independência quase total para a melodia e para o acompanhamento. É o único que consegue cantar daquele jeito".
O único, sim, mas muita gente tentou fazer parecido. Não com a mesma obsessão com volume e ritmo, mas tomando a lição de leveza e a expandindo para os arranjos e as letras. A brisa do mar, o balanço do barquinho, o amor, o sorriso, a flor, todos emoldurados pelas praias da zona sul e pelo Corcovado. Isso é bossa nova, tudo muito natural.

Corcovado - Tom Jobim


Natural, mas não exatamente simples. Foi nas melodias e harmonias de Tom Jobim que o gênero manifestou o ápice da sofisticação musical. Bebeu de fontes como o jazz americano e o erudito de Villa-Lobos, mas impôs com classe sua própria releitura dessas influências. Como define o musicólogo Lorenzo Mammì, na música de Tom "há poucas mudanças de centro tonal, e em compensação, muitas alterações cromáticas dos acordes. Embora essas alterações não sejam estruturais do ponto de vista da harmonia clássica, são insubstituíveis: não há como modificá-las sem tornar irreconhecível o desenho melódico. Por isso as improvisações sobre temas de bossa nova são muito tímidas, ou meramente ornamentais: os detalhes não podem ser alterados significativamente, porque o essencial está nos detalhes."
Mesmo com tantas as inovações ou reformulações, a bossa nova nunca perdeu de vista o passado. Em toda sua carreira, João regravou diversos de seus heróis, como Dorival Caymmi, Garoto e Janet de Almeida. Prova de que um gênero tão suave e passional não  precisaria de rupturas para se formular e consolidar.


João Gilberto - Você não sabe amar (samba-canção de Dorival Caymmi)



Nenhum comentário:

Postar um comentário